TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

Notícias Cooperbom Turismo

INTERCOOPERAÇÃO: Gerando valor para as Cooperativas
CRIA-SE CONVÊNIO DE INTERCOOPERAÇÃO ENTRE O RAMO CRÉDITO E O RAMO TURISMO NA BAHIA
Ilhéus, BA 28/08/2013
Por Winston Meireles*
Em uma região onde se reclama constantemente da falta de colaboração entre as pessoas e inclusive entre empresas, principalmente quando se fala em turismo,  duas cooperativas do sul da Bahia estão dando um grande exemplo de solidariedade e cooperação mútua nesse segmento.
A COOPEC – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac e a COOPERBOM TURISMO – Cooperativa de Turismo, Cultura e Lazer, tomaram a iniciativa de criarem oportunidades mútuas entre si, por meio de uma parceria em seus negócios, fazendo com que seus produtos e  serviços se complementem: enquanto   uma se compromete em promover viagens e lazer de qualidade a baixo custo a outra se empenha em proporcionar os mais atrativos financiamentos para que os sonhos de viagens de seus associados se concretizem.
As cooperativas estabeleceram um convênio entre si gerando novos negócios ao sistema cooperativo baiano. Doravante, os associados Coopec terão acesso aos produtos turísticos da Cooperbom Turismo (passagens aéreas, cruzeiros, intercâmbios, pacotes nacionais e internacionais assim como passeios regionais) através do Coopectur - produto criado pela Coopec para seus associados a partir da proposta de intercooperação com a Cooperbom Turismo, no qual financia a juros baixos os sonhos de viagens e entretenimento de seus associados. A Cooperbom Turismo atende em todo o Brasil e exterior uma vantagem para os associados da Coopec que trabalham e residem em outros estados da federação.

Promover o crescimento e fortalecimento do sistema como um todo na Bahia é um compromisso firmado entre as cooperativas através do 6º Princípio - intercooperação.
Movidos por este princípio, os empreendimentos cooperativos podem oferecer serviços complementares, mais abrangentes e com mais qualidade, além de conseguirem ganhos de escala na comercialização, na agregação de valor, na profissionalização da administração cooperativa e na maior fidelização dos associados. Estes são fatores essenciais à prática da intercooperação, fundamentais para o sucesso nos negócios (Del Grande, 1997 in Boletim Unimed).

É importante observar que, para o sucesso da parceria em negócios intercooperativos e fortalecimento do compromisso estabelecido entre as cooperativas - com o consequente fortalecimento do Sistema Cooperativo - , é essencial que as cooperativas criem um mecanismo de compromisso entre os associados para motivá-los a usarem, preferencialmente, os serviços e produtos ofertados pela cooperativa parceira, onde os produtos e serviços deverão ser sempre mais cativantes em todos os sentidos, pela qualidade dos serviços, pelos preços e, principalmente, por fazer com que nos sintamos espiritualmente bem, atendendo nossos princípios cooperativistas e, acima de tudo, nos leva ao sentimento de que somos eticamente responsáveis, ao darmos preferência a nossa parceira cooperativa.

Estes são abaixo os benefícios encontrados na intercooperação que devem estar presentes no sentimento das empresas e das pessoas que constituem todo o segmento do cooperativismo:

O 6º Princípio do Cooperativismo -  Intercooperação diz que:

“As cooperativas atendem seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento cooperativo, trabalhando juntas através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais”
Desta forma, compete a todas as cooperativas "Promover permanentemente a excelência do cooperativismo brasileiro viabilizando e realizando ações de educação, integração, comunicação, orientação e representação".

Alguns objetivos da Intercooperação 

• Otimizar a marca do cooperativismo
• Proporcionar ganho de escala
• Realizar atividades comuns
• Gerar competências comuns 
• Otimizar logística

Desejamos que o bom exemplo de iniciativa da COOPEC e da COOPERBOM TURISMO faça a diferença ao sul da Bahia, e porque não dizer a todo o Estado, trazendo motivação às empresas cooperativas e às pessoas a colaborarem mais uma com as outras, enxergando as vantagens que isso significa, não somente para elas empresas, mas também para os cidadãos em geral que as compõe ou lhe rodeiam.

Estes, por sua vez, poderão fazer desse modelo um exemplo pessoal, interagindo mais com quem estiver ao seu lado, colaborando e socializando a virtude de ver sempre no outro uma oportunidade de juntos fazer o melhor, criando sinergia entre si, onde, com certeza, serão exponencialmente - como gostamos de dizer - cada vez mais e melhor.

Juntos Somos mais Fortes!

*Winston Meireles - É diretor presidente da Cooperbom Turismo.
___________________________________________________________

Ramo Turismo e Lazer se reuniu em Brasília - DF
A reunião ordinária do Conselho Consultivo do Ramo Turismo e Lazer ocorreu nesta quarta-feira 05 de junho, na sede do Sistema OCB.

O grupo definiu o novo regimento interno do ramo, o plano de trabalho para o período 2013/2014 e elegeu o novo coordenador nacional Remy Gorga Neto para o segundo mandato. Remy Gorga é superintendente do Sistema OCDF.
O responsável por acompanhar as reuniões e decisões pertinentes ao ramo, diretor da OCB e presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrúcio Magalhães Júnior, relatou aos conselheiros a dinâmica da nova governança ressaltando que está à disposição do grupo para “promover o desenvolvimento ágil das ações necessárias ao crescimento do ramo”.


Também presente à reunião, o superintendente da OCB, Renato Nobile, falou sobre as mudanças realizadas nas equipes e na forma de trabalho, que incluem o acompanhamento sistemático e mensal do andamento das demandas do ramo . Em sua fala, Renato Nobile, ressaltou que o objetivo é melhorar, ainda mais, o atendimento às demandas do setor.

Participaram da reunião o Conselheiro do Ramo na Bahia e representante do Nordeste, Winston Meireles (Presidente da Cooperbom Turismo - BA), Maria Morais (Alianças Estratégicas da Cooperbom Turismo - BA), Deuzimar Rodrigues (Presidente da Cooptam – Amazonas) e Helmut  Egewarth, analista de desenvolvimento e gestão da OCB.        
Além de elencar as ações que serão trabalhadas nesse ano, os representantes  delinearam as atividades para o primeiro semestre de 2014 e tiveram a oportunidade de conhecer  o andamento dos trabalhos do projeto que o Sescoop/DF está desenvolvendo para o ramo turismo e lazer pelo Corrdenador  Remy Gorga.


Fonte: OCB/DF e Cooperbom Turismo
________________________________________&&__________________&&______________________________

A MSC Cruzeiros inaugurou neste dia 27 de novembro de 2012, o navio Fantasia pela primeira vez em águas brasileiras, com a presença de Xuxa Meneghel (madrinha brasileira) e 2 mil convidados. 
   Foto: Cooperbom Turismo

Com uma grande festa com pernoite no navio para agentes de viagens e convidados dentre os quais artistas famosos, a cerimônia ocorreu no deck da piscina, com show do Olodum, apresentação no teatro, jantar formal e finalizou com o DJ Zé Pedro na boite Disco do navio.

Proveniente da Travessia Europa-Brasil com início em Gênova na Itália, em sua parada em Salvador, agentes de viagens de todo o Brasil embarcaram dia 24 em Salvador para seminários a bordo do Fantasia em seu último trecho da travessia, Salvador-Buzios-Santos culminando com a festa inaugural para os agentes convidados dia 27.

A celebração teve início às 18h com discurso do Comandante do Fantasia, Sr. Giuliano Bossi que falou de sua paixão pelo Brasil, citou trechos de obras de Jorge Amado e das belezas de Ilhéus para ilustrar seu amor pela nossa terra.
Também falaram os Srs. Silvio Kaloustian (coordenador de Programas do UNICEF) que explanou sobre a importância da parceria entre a MSC e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e Roberto Fusaro (diretor geral da MSC para a América do Sul) que destacou o evento como sendo um sonho realizado.
Chamada ao palco como a madrinha do Fantasia no Brasil, Xuxa Meneghel (apresentadora da TV Globo), que também já foi madrinha dos navios MSC Música e MSC Orchestra,  falou da sua alegria em estar presente e de que é uma assídua cruzeirista juntamente com sua família.

A Cooperbom Turismo esteve representada por seus diretores Winston Meireles e Maria Morais, recém chegados de outro cruzeiro no MSC Magnífica levando um grupo de 75 oficiais e familiares da Força Aérea para o encontro de 35 anos do aspirantado e cooperados. Para Winston Meireles, "... o Fantasia é de fato um "...uma estrutura de extremo luxo e beleza com excepcional  atendimento de uma tripulação altamente qualificada sob o comando do Comandante Bossi".

Em sua parada em Ilhéus, no último dia 11, o Comandante do Fantasia foi homenageado com o título de Cidadão Ilheense recebido pelas mãos do Vereador Marcos Flávio. Muito feliz com a homenagem, o Comandante Bossi, falou de sua paixão pelas Terras do Sem Fim, revelando-se um grande conhecedor da história da cidade e da literatura de Jorge Amado, conforme já havia explanado e mostrado seu interesse pela nossa cidade na festa de inauguração do Fantasia em Santos.

Texto e Fotos By Maria Morais - Cooperbom Turismo

____________________&&__________&&_______________________

Artigo de autoria do cooperativista Roberto Rodrigues, publicado no jornal Folha de São Paulo do último sábado (11/8)Estou me aposentando na Unesp; é o fim de um grande prazer, o de formar gente para o agronegócioNeste 2012, consagrado pela ONU como o Ano Internacional das cooperativas, estou me aposentando na Unesp de Jaboticabal, onde venho lecionando, há algumas décadas, a disciplina de Cooperativismo no Departamento de Economia Rural: trata-se de aposentadoria compulsória determinada pela chegada dos 70 anos.

Felizmente, minha última turma foi boa, de modo que foi um prazer trabalhar com ela. Turmas são como safras: existem as boas, as más, as médias... E não há uma ou duas razões que determinem a qualidade delas: simplesmente são assim, e ponto final. Portanto, ter uma boa turma é sempre uma alegria, assim como é muito desagradável lidar com uma sem qualidades.

No entanto, a alegria que tive neste ano não foi plena, nem poderia ser. Da mesma forma como é um enorme prazer completar uma longa tarefa com algum êxito (e guardar no íntimo a boa sensação de trabalho realizado com inteireza), também fica o travo amargo do fim de um permanente prazer, o de formar gente para o agronegócio.

É mais ou menos como ler um livro do qual a gente gosta muito, mas que termina... Ou assistir a um filme muito especial, que também chega ao fim. A gente não quer que o livro ou o filme acabem, mas acabam. E a agradável sensação que dura a leitura ou a sessão do cinema é substituída pelo vazio com o final.

Essa foi a mistura de sentimentos deste final de carreira no magistério: um pouco de alegria, com a missão cumprida, mesclado com um pouco de nostalgia, de falta de chão, uma vaga noção da transitoriedade...

Mas, afinal, não é assim com tudo na vida? Uma amizade prazerosa que termina com a morte de um amigo; um amor profundo que desaparece como a "espuma que se desmancha na areia", como dizia Herivelto Martins; uma tarefa desafiadora que enfrentamos e vencemos; um jogaço da seleção brasileira de futebol... Tudo acaba, por melhor que seja enquanto dure, e fica um travo amargo, nostálgico, uma inútil esperança de que pode voltar... E não volta não, nunca mais, acabou, kaput...

O outro lado dessa doçura amarga é que toda tristeza também tem fim. Daí o velho ditado: "Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe"...
Pois para mim acabou esse bem, essa delícia de ensinar e aprender com isso. Porque esse é o sentido da vida: aprender, para ensinar, e assim contribuir com a construção de um mundo melhor.

Feita essa especulação emotiva, volto aoCooperativismo, doutrina formidável cujo objetivo é corrigir o social através do econômico. Em outras palavras, através da cooperação o que se busca é prestar serviço às pessoas de maneira que elas tenham melhores ganhos financeiros e ascendam socialmente.
De vez em quando aparece um aluno que soube de um gerente de cooperativa ou mesmo de um diretor ou de um presidente que teria dado um "golpe" na sua cooperativaou algo parecido com isso.

Costumo responder fazendo uma comparação primária:Cooperativismo é doutrina, cristianismo também é; o instrumento do Cooperativismo é a cooperativa, a do cristianismo é a igreja. E quem toca a cooperativa e a igreja é sempre gente.

A mídia às vezes publica a história de um padre pedófilo. Mas isso não significa que o cristianismo não presta. Quem não presta é aquela pessoa que "representa" a igreja, e não a doutrina. A mesma coisa serve para o Cooperativismo: um mau dirigente não destrói a doutrina -esta continua sendo boa, excelente.

Se assim não fosse, não haveria no mundo cerca de 1 bilhão de pessoas filiadas a algum tipo de cooperativa. Se cada uma tiver três dependentes, são 4 bilhões de terráqueos ligados ao movimento cooperativista. Não sei se alguma religião tem tantos seguidores...

Aliás, o Cooperativismo -doutrina- está assentado sobre sete princípios universais, quase dogmáticos, que os líderes vivem repetindo o tempo todo: seriam uma espécie de "mandamentos".

Ora, os pregadores da igreja repetem, há 2.000 anos, eternos sermões aos domingos. E ainda assim não é todo cristão que vai ao céu...

ROBERTO RODRIGUES, 70, é embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e professor de economia rural da Unesp - Jaboticabal. Escreve aos sábados, a cada 14 dias, nesta coluna (FONTE: OCB).

A COOPERBOM TURISMO PARTICIPARÁ PELO 2º ANO DAS AÇÕES GLOBAIS PELO DIA MUNDIAL DO TURISMO RESPONSÁVEL EM 07 DE NOVEMBRO COM ATIVIDADES LOCAIS PARA AS BOAS PRÁTICAS DO TURISMO.
*Por: Maria Morais


              DIA MUNDIAL DO TURISMO RESPONSÁVEL – 7 DE NOVEMBRO DE 2012

A indústria de viagens e turismo lidera as Associações que apoiam o World Travel Market 2012 e estarão expondo no evento no Pavilhão das Associações WTM  em Londres no período de 5 a 8 de novembro de 2012. 

Debates fundamentais e workshops sobre questões cruciais do turismo responsável enfrentados pela indústria hoje são ao mesmo tempo desafiadores e provocantes.

Os eventos WTM do Dia Mundial Turismo Responsável são deliberadamente provocadores e às vezes, inspiradores, forçando os limites, questionando longas crenças e opiniões e destacando as boas práticas do turismo.

WTM Dia Mundial do Turismo Responsável 2012 não será exceção.

Ao participar do World Travel Market, os patrocinadores e seus parceiros de forma eficiente, eficaz e produtiva ganham vantagem competitiva imediata para o seu negócio e ficam a par das mais recentes novidades na indústria de viagens. As empresas parceiras da Cooperbom Turismo terão seus negócios e seu trabalho para o turismo responsável divulgados em newsletters do WTM WRTD e na revista em cores dedicada ao evento, disponível no dia e através do site da WTM WRTD.

A Cooperbom Turismo é uma das empresas apoiadoras oficiais da WTM - World Travel Market para o Dia Mundial do Turismo Responsável em 7 de novembro de 2012, as quais estão sob  uma monitorização rigorosa para garantir que estão defendendo os princípios subjacentes à Declaração da Cidade do Cabo. Elas são excelentes exemplos da diferença que uma empresa de viagens pode fazer para o meio ambiente e as comunidades locais. Além de todo o ano de atividade, muitas também vão celebrar o *WTM World Travel Market, à sua própria maneira especial e empreendedora.

A Cooperbom Turismo é uma Agencia Cooperativa de Turismo comprometida com os princípios do cooperativismo e tem seu foco no turismo responsável e sustentável, agregando valor social e ambiental aos produtos turísticos, desenvolvendo seu trabalho em parceria com a comunidade local.

A Cooperbom Turismo está em seu segundo ano como apoiadora oficial do WTM WRTD e para o dia 7 de novembro, em parceria com o Trade Turístico local, Costa do Cacau, Convention & Visitors Bureau, Universidades, Cemcoha (Hotel/Salvador) e a comunidade, estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Ø  Organizará um evento para limpar as praias (Educação Fundamental)¹,
Ø  Promoverá as boas práticas de turismo responsável (Setor Hoteleiro)²,
Ø  Ações de educação ambiental para as crianças por meio de atividades recreativas sobre o meio ambiente (Fundamental - Educação Ambiental e Cooperativista)¹,²
Ø  Promoverá cursos e palestras de educação ambiental para alunos de graduação da universidade local em sua sede (Acadêmico).

A organização também vai lançar sua divisão de Turismo Social, CIVI (Centro de Intercâmbio Internacional de Voluntários), que irá promover ações sociais e ambientais em Ilhéus e em Salvador considerando o 7º princípio do cooperativismo – interesse pela comunidade.

Estas ações serão divulgadas no dia 8 de novembro em Londres para todos os participantes do evento e posteriormente em publicação de circulação global.

Referências:

 Maria C Morais
Alianças Estratégicas, Projetos e Mercado